terça-feira, 5 de julho de 2011

Melhor texto argumentativo do concurso...

Não se pode reduzir a violência apenas por meio de leis

As pessoas de hoje estão acostumadas a ver cenas de violência e de certa forma já se acostumaram com tantos absurdos. Existe violência em vários lugares, abusos, bala perdida, assaltos. Tem pessoas que morrem nas ruas, escolas, hospitais e até na própria casa. Não se pode mais confiar em ninguém. Lugar nenhum é seguro, ninguém esta à salvo. O mundo Foi tomado por medo e insegurança. Mas o que fazer? Quem é o culpado?
Na verdade a violência tem várias raízes. Uma delas é a falta de opção. Jovens e crianças menos favorecidos que são os maiores alvos da marginalidade. O governo por sua vez, deve pôr em prática ações sociais visando a inclusão desses jovens e capacitar a policia para atuar mais próximo ao cidadão.
Outro problema é a educação dos filhos e os exemplos que recebem em casa. Os pais devem cuidar da educação de seus filhos, ensinando-os a respeitar os outros, pois a educação vem de casa e cabe à família agir para reduzira violência na sociedade. Os pais devem dar o exemplo para os filhos.
A escola pode ter um papel fundamental no desenvolvimento de uma cultura de paz estimulando vivencias voltadas para a medição de conflitos. A escola também pode conscientizar os alunos sobre a violência e o respeito ao próximo.
Se nós fizermos a nossa parte, podemos viver em paz e seguros, pois é com você que começa a mudança.

Escrito por Francine e Luciana
3ª FASE DO 3 º CICLO D

Sem comentários:

Enviar um comentário